O serviço da Verne integra três elementos principais: um veículo autónomo, uma plataforma digital personalizada e infraestruturas de apoio especializadas, denominadas “Mothership”. Nesta infraestrutura, localizada em cada cidade onde a Verne opere, os veículos serão inspecionados, mantidos, limpos e carregados diariamente, assegurando uma experiência de transporte segura e fiável para os utilizadores.
A Verne prevê o lançamento do seu serviço inicial em Zagreb em 2026, com planos para expansão para outras cidades europeias e do Médio Oriente. O objetivo é não só melhorar a mobilidade urbana, mas também contribuir para a redução do tráfego de veículos particulares nos centros urbanos, abrindo espaço para alternativas mais sustentáveis e acessíveis. Com acordos já firmados com 11 cidades na União Europeia, Reino Unido e Médio Oriente, a Verne afirma que a procura por soluções de transporte autónomo é elevada e continua em expansão.
Ecossistema de mobilidade autónoma urbana
O novo ecossistema de mobilidade autónoma urbana é composto por três elementos principais:Além disso, a Verne está a construir a sua primeira unidade de produção na Croácia para produzir veículos elétricos autónomos que serão lançados globalmente.
Um novo capítulo, um novo nome – Verne
Adriano Mudri, diretor de Design da Verne, anunciou a nova marca: “Demos o nome de Jules Verne, o famoso autor, conhecido como ‘o homem que inventou o futuro’. Tal como ele usava o tema da viagem como força motriz nas suas histórias, nós usamos essa inspiração para moldar um futuro cheio de inovação imaginativa e conquistas tangíveis.”
O cofundador Mate Rimac afirma: “Queremos oferecer um serviço melhor do que o melhor serviço de mobilidade existente, acessível a todos. O serviço será muito mais do que apenas transporte, proporcionando tempo de viagem para pensar, aprender ou relaxar, melhorando a vida em cada viagem.”
O Verne é diferente de qualquer coisa atualmente vista nas ruas. Desenvolvido numa plataforma única para uso autónomo, sem volante ou pedais.
- Sistema de Condução Autónoma – Mobileye: Em parceria com a Mobileye, líder mundial em autonomia, o veículo Verne será totalmente autónomo, equipado com câmaras, radares e sensores lidar para condução segura em ambientes urbanos dinâmicos.
Design de interior e ux
O veículo terá dois lugares e um conceito de interior que redefine o espaço automóvel. O design visa oferecer mais espaço do que qualquer veículo atual, com portas deslizantes e um ambiente interior que proporciona conforto e entretenimento, através de um ecrã ultralargo de 43 polegadas e 17 colunas de som.
Design exterior
Aplicação de transporte
Com a aplicação, é fácil solicitar o veículo, ver a sua localização em tempo real e personalizar cada viagem. Desde a temperatura ao aroma, cada viagem é uma experiência confortável e personalizada.
Infraestrutura – Mothership e unidade de produção
O “Mothership” é onde os veículos são mantidos diariamente para garantir uma experiência segura e limpa. Além disso, uma unidade de produção será construída em Zagreb para a produção em grande escala de veículos autónomos.
Após Zagreb, a Verne será lançada em outras cidades europeias (primeiro no Reino Unido e na Alemanha) e no Médio Oriente. A empresa já assinou acordos com 11 cidades na UE, Reino Unido e Médio Oriente.
Principais benefícios do projeto
- Aspeto Económico: Democratização das oportunidades económicas.
- Infraestrutura Urbana: Otimização e melhoria do sistema de transporte.
- Aspeto Social: Solução sustentável, aumento da segurança e acessibilidade no transporte.
Apoio ao transporte público
Em parceria com as cidades onde opera, a Verne complementará outros modos de transporte urbano sustentáveis, como caminhadas, ciclismo e transporte público.