WTCC China: São Pedro ‘chinês’ ajuda Tiago Monteiro

15/10/2017

Dentro do azar resultante do seu acidente a 6 de setembro em testes com o Honda Civic WTCC, e a consequente ausência deste fim de semana do WTCC na China, onde chegou líder do campeonato, Tiago Monteiro acaba por ter alguma sorte, já que depois de ter se ter mantido líder depois da primeira corrida, eis que a segunda é anulada devido à muita chuva, o que em teoria deixou os seus adversários sem hipóteses de recuperar pontos. Em teoria porque há quem diga que “meios pontos” podem ser atribuídos, e se isso suceder , Néstor Girolami vence a corrida de quatro voltas, e se forem mesmo atribuídos meios pontos, isso colocará Thed Björk na liderança do campeonato, meio ponto na frente de Tiago Monteiro, com Norbert Michelisz 1.5 ppontos mais atrás. Esta informação carece de confirmação oficial…

Caso não sejam atribuídos meios pontos, na luta pelo campeonato, Thed Bjork, que desistiu depois de um toque com Mehdi Bennani na primeira corrida, não pontuou, Norbert Michelisz foi quarto e somou doze pontos, e sendo estes os dois pilotos que mais perto estavam no campeonato, significa que Tiago Monteiro terá neste momento os mesmos 200 pontos, mais nove que Thed Bjork, que ficou com os mesmos que tinha à entrada desta corrida e após a qualificação de ontem. Norbert Michelisz foi quarto, assegura 12 pontos e passa a ter uma desvantagem de 13 pontos para Tiago Monteiro, com 187 pontos. Outro dos beneficiados desta corrida, Nicky Catsburg assegura 12 pontos e sobe a quarto no campeonato. Resta agora aguardar por decisões oficiais…

Depois de muito azar, Tiago Monteiro teve agora alguma sorte e agora ganha ainda mais alento, ele que neste momento já trabalho afincadamente no simulador, a preparar-se para a próxima prova do WTCC, assim a recuperação prossiga como todos desejamos. O campeonato, no final, até pode não cair nas mãos de Tiago Monteiro, mas lutar por ele é o mínimo que todos podemos esperar, e ele próprio, e este fim de semana acabou, um pouco, por se escrever direito por linhas tortas…

Recorde-se que a corrida se iniciou com muita chuva, atrás do Safety Car e Robert Huff, que ficou de fora devido a problemas mecânicos, avisou logo que esta corrida não podia arrancar. E não arrancou mesmo…

Em entrevista no final, Tom Chilton revelou que havia pilotos a a pedir via rádio às suas equipas, que Bruno Correia, piloto do Safety Car, andasse mais devagar, tais eram as dificuldades dos carros andarem em pista. Imagine-se em ritmo de corrida. Resta ainda uma pequena dúvida relativa à atribuição de pontos, pois há ainda quem pense que “meios pontos” podem ser atribuídos, mas disso falaremos assim que houver uma certeza absoluta.