WTCC em Motegi: Ainda há esperança para Tiago Monteiro…

Não será fácil, mas Tiago Monteiro tem ainda esperanças de chegar ao título do WTCC se for a Macau e ao Qatar…

Norbert Michelisz (Honda) e Tom Chilton (Citroën) dividiram os triunfos nas duas corridas do fim de semana que se realizaram esta madrugada em Motegi. Thed Björk, líder do campeonato quedou-se por um quarto e quinto lugares, pelo que o campeonato vai completamente em aberto para Macau.

Com este conjunto de resultados, Michelisz, que há um dia ficou a saber que os resultados de Ningbo, na China, foram literalmente por água abaixo, devido a uma irregularidade nos injetores de combustível dos Honda Civic, o húngaro ‘vingou-se’ e, numa segunda corrida novamente interrompida por causa da muita chuva, venceu e aproximou-se da liderança do campeonato.

Assumindo que a totalidade dos pontos será averbada, Norbert Michelisz passa a estar 16.5 atrás de Thed Björk que soma agora 228.5 pontos. Nicky Catsburg passa para terceiro no campeonato, 19 pontos atrás do seu companheiro de equipa na Volvo, enquanto Tiago Monteiro cai para a quarta posição, 28.5 pontos atrás do homem da Volvo, líder do campeonato. Tom Chilton é quinto, a 44 pontos de Bjork. Sabendo-se que Monteiro é muito forte em Macau, pode conseguir resultados que deixem a decisão final para o Qatar. Contudo, se Tiago Monteiro estiver recuperado e marcar presença nas corridas, a tarefa não será nada fácil.

Na 1ª corrida, o triunfo foi para Tom Chilton. Thed Björk foi quarto, com os restantes Volvo de Nicky Catsburg e Néstor Girolami a terem problemas. Esteban Guerrieri cumpriu bem o seu papel com o Honda oficial e chegou a rodar no segundo lugar, mas Björk bateu-lhe, forçando-o a um slide, com Ehrlacher a aproveitar para passar.

Top 10
1º Tom Chilton Citroën 11
2º Yann Ehrlacher Lada +13.158
3º Esteban Guerrieri Honda +15.288
4º Thed Björk Volvo +15.846
5º Mehdi Bennani Citroën +19.053
6º Kevin Gleason Lada +20.659
7º Norbert Michelisz Honda +27.349
8º Robert Huff Citroën +36.278
9º Nicky Catsburg Volvo +36.629
10º Ryo Michigami Honda +37.104

Na 2ª corrida foi a vez de Norbert Michelisz, novamente depois duma corrida abortada devido à chuva, com os comissários a interromperem-na depois de completos mais de 75% da distância prevista. O húngaro partiu da pole atrás do Safety Car para duas voltas de reconhecimento, e depois o húngaro liderou com Nicky Catsburg e Néstor Girolami atrás. Thed Björk passou o Honda de Ryo Michigami para quinto, mas este último tentou recuperar a posição e tocou no Volvo S60 de Bjork. DEvido a incidentes em pista o Safety Car entrou e por lá ficou até à volta 10, quando a corrida foi interrompida.

Top 10
1º Norbert Michelisz Honda 10 voltas
2º Nicky Catsburg Volvo
3º Néstor Girolami Volvo
4º Esteban Guerrieri Honda
5º Thed Björk Volvo
6º Mehdi Bennani Citroën
7º Yann Ehrlacher Lada
8º Kevin Gleason Lada
9º John Filippi Citroën
10º Tom Chilton Citroën