A inovação tecnológica também começa a chegar ao setor dos comerciais pesados, com o exemplo das câmaras digitais a substituírem os espelhos retrovisores convencionais também no novo Mercedes-Benz Actros, veículo de mercadorias pesado de longo-curso, aqui denominado de MirrorCam.

As câmaras estão montadas na estrutura do tejadilho e transmitem as imagens num ecrã de grandes dimensões da mesma dimensão (38,6 centímetros) que os espelhos convencionais nos pilares A, mas mais recolhidos, o que melhora a visibilidade do condutor para os veículos e objetos que poderiam ficar ocultos pela espessura daquele pilar.

Além disso, a marca reclama ainda uma melhoria na eficiência (menos 1,5% nos consumos), graças à aerodinâmica melhorada, e a uma melhoria nas condições de visibilidade graças à nitidez das imagens captadas pelas câmaras. Para o condutor, não existem grandes diferenças, estando as câmaras à mesma altura dos espelhos comuns, ao mesmo tempo que permite uma melhoria da segurança em curva, na medida em que as câmaras adaptam o seu foco ao final do camião para assegurar que o mesmo passa sem danos em curvas mais apertadas. O motorista pode também ajustar o ponto focal da câmara manualmente, utilizando um comando com ajuste de quatro vias, tal como um espelho elétrico comum.

A Mercedes-Benz aponta ainda como benefício a maior limpeza constante da câmara, graças ao seu posicionamento superior e a um revestimento especial da lente. A marca adianta ainda que a câmara é automaticamente aquecida em ambientes com temperaturas inferiores a 15º C. A visibilidade noturna também aparente ser melhorada neste sistema, havendo ainda guias de distância de segurança para a zona posterior do camião.

A luminosidade ajusta-se também de forma automática, por exemplo em túneis ou aos faróis de outros veículos, impedindo o encandeamento do motorista. Numa última nota, a marca aponta como virtude o facto de poder funcionar em conjunto com o assistente de condução lateral (Sideguard Assist).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.