M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há poucos meses, a ZF anunciou que estava a desenvolver um airbag exterior para automóveis. Montado na zona lateral, com menos proteção natural para os ocupantes, serve para absorver a maior parte do impacto e impedir o outro veículo de penetrar no habitáculo. Com alguma surpresa, a marca alemã, que fornece vários componentes para automóveis, passou do protótipo funcional para a produção em série em poucos meses, pelo que não deverá faltar muito para começarmos a ver o airbag exterior montado em automóveis novos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com a ZF, a zona adicional de absorção de energia do impacto criada pelo airbag exterior vai ser suficiente para reduzir a pentração de um veículo invasor em 30 por cento, e as lesões dos ocupantes do automóvel em 40 por cento. Para funcionar, o airbag exterior trabalha em conjunto com os sensores e câmaras já existentes em automóveis (normalmente usados em manobras de estacionamento ou para detetar veículos em aproximação), com novos algoritmos programados para detetar uma colisão iminente. O sistema deve assegurar-se que a colisão é inevitável e terá que reagir em 0,15 segundos, ou o equivalente a uma piscadela dos olhos.

O airbag em si fica escondido entre o guarda-lamas dianteiro e as portas dianteiras, estendendo-se para cima e para trás na colisão. O airbag externo da ZF tem uma capacidade de 280 a 400 litros (cinco a oito vezes mais que um airbag interior), dependendo do tamanho do carro onde está montado, mas vai ser suficiente para proteger toda a zona lateral entre os pilares A e C do veículo.