Os automóveis do futuro poderão vir a utilizar um novo sistema de segurança passiva, na forma de um airbag exterior montado nas laterais que terá como objetivo minimizar os danos no caso de um impacto lateral.

A tecnologia está a ser desenvolvida pela ZF, multinacional que trabalha nas áreas da engenharia e segurança automóvel, revelando um potencial de 40% na redução das consequências de um acidente lateral para os ocupantes.

As colisões com impacto lateral são particularmente críticas para os ocupantes de veículos, com a ZF a recorrer aos dados alemães para avançar que cerca de uma em cada três fatalidades contabilizadas em acidentes de viação decorrerem da falta de zona de deformação nessa parte da carroçaria, em comparação com uma colisão frontal.

A proposta da ZF passa por instalar um airbag instalado no lado externo do automóvel, que cria uma zona de deformação adicional na porta, entre os pilares A e C. O sistema é ativado quando os sensores de alto desempenho detetam um impacto lateral inevitável que, em reação, acionam o dispositivo de proteção.

Esta solução poderá vir a ser instalada nos automóveis num futuro próximo, embora até ao momento nenhum construtor tenha ainda apostado neste sistema.

a carregar vídeo