A Alemanha torna-se, assim, no primeiro país do mundo a autorizar oficialmente a circulação de automóveis com piloto automático, o que foi bem recebido pela indústria automóvel alemã.
A notícia surgiu hoje no jornal “Automotive News Europe”, onde é referido que a legislação passa ao lado dos carros totalmente autónomos (sem condutor) e que não tenham pedais ou volante, designados como autónomos de nível 5.
Apesar da boa notícia para os construtores alemães, um porta-voz da Continental referiu que isto não significa que amanhã toda a gente possa começar a tirar as mãos do volante. Trata-se apenas de uma lei de base para permitir que as entidades reguladoras arranquem com o processo de homologação.
A lei alemã poderá também obrigar a uma caixa negra nestes veículos, para que possa sempre apurar-se, em caso de acidente, se era o condutor ou o computador que estavam a pilotar o carro no momento da colisão.
Outra exigência é que a marca garanta sempre que o condutor é devidamente informado sobre as reais capacidades do sistema autónomo, para que não se criem expetativas exageradas neste sentido, que resultem em acidentes.Será também de prever que a lei alemã obrigue a que o carro consiga imobilizar-se de forma segura pelos seus meios em caso de ausência de controlo por parte do condutor. Caso este tenha, por exemplo, um ataque cardíaco ou desmaie ao volante, o carro deve poder abrandar, sinalizar e encostar à berma, pelos seus próprios meios. Isto não se passa neste momento com carros semi-autónomos de grau 2, ou seja, equipados, por exemplo, com programador de velocidade adaptativo e assistente de faixa ativo.