M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em tempos, a Apple tinha planos para entrar na indústria automóvel como construtora, em vez de ser apenas fornecedora. Mas o Titan Project, como era conhecido quando ainda estava em fase de estudo, foi mais laborioso que o esperado e nunca passou da fase de testes de estrada. Eventualmente, o projeto foi abandonado e nunca mais se ouviu falar do “Apple Car”, mas agora o gigante da informática poderá voltar à carga com o seu próprio automóvel, e para isso passou os últimos meses a “roubar” engenheiros à Tesla.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Dada a sua experiência em comunicação eletrónica, a Apple podia ter continuado a desenvolver sistemas de condução autónoma para os automóveis do futuro sem se preocupar com todo o processo de construção automóvel. Mas a falta de experiência noutras áreas pode agora ser colmatada, já que recrutou Michael Schwekutsch, que até há bem pouco era o vice-presidente para a área de engenharia na Tesla. Foi o responsável pelo desenvolvimento dos motores elétricos usados nos carros da marca americana, assim como do BMW i8 e Porsche 918 Spyder. Mais recentemente, o seu trabalho foi aplicado no camião Tesla Semi.

Schwekutsch é apenas um de vários antigos engenheiros e empregados da Tesla, incluindo o seu antecessor na área de engenharia, Doug Field, que foram recrutados pela divisão de projetos especiais da Apple que gere o Titan Project. No passado, Elon Musk minimizou estes novos recrutamentos, explicando que “eles contratam pessoas que nós despedimos, gozamos com isso chamando à Apple o cemitério da Tesla”. Mas agora a empresa de informática tem ido diretamente à fonte com melhores ofertas de trabalho a executivos, além de aproveitar a recente redução de pessoal da sua rival. Assim, um carro da Apple poderá estar mais perto de se tornar realidade que o esperado.