M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante vários anos, a Apple foi uma de várias companhias relacionadas com a indústria de comunicações que pensou em dar o salto para a construção de automóveis. Com mais recursos à sua disposição, a Apple conseguiu mostrar um protótipo, mas não cosneugiu pô-lo a circular na estrada, ao contrário do modelo da rival Google. Entretanto, a Apple aprendeu as realidades da indústria automóvel (baixo retorno de investimento) e fechou aquilo que era conhecido como Project Titan.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mas não parou. Há muito que pode ser feito com automóveis sem ser necessário construí-los. E a entrada em cena do automóvel autónomo abriu novas oportunidades para as empresas de comunicação e de computadores explorarem. Por isso, o Project Titan continua no ativo, tendo supostamente montado um laboratório em Berlim para estudar soluções para automóveis, num mercado que se prevê mais lucrativo que o das comunicações pessoais ou a indústria da saúde.

É muito pouco provável que a Apple apareça no futuro como marca de automóveis ou criando uma marca nova. Mas uma empresa do seu tamanho não vai querer desperdiçar as oportunidades que vão surgir. A área de trabalho da Apple deverá incidir na criação de um sistema integrado de sensores e de mapas com uma inteligência artificial potente o suficiente para guiar um carro sozinha de modo seguro, ao mesmo tempo que fornece aos utilizadores amplas possibilidades de conectividade e entretenimento. Esse sistema seria depois fornecido a clientes, que o iriam incorporar nos seus próprios automóveis.

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