Arma anti-drone está pronta para ser usada contra drones assassinos

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Começou a cara ao drone invasor, com uma espingarda criada especialmente para lidar com potenciais “ameaças” vindas destes aparelhos. Chama-se DroneGun e foi criada pela DroneShield, uma empresa australiana especializada em segurança, que quis criar algo para lidar especificamente com as novas situações perigosas que um drone pode criar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A arma tem um funcionamento bastante simples. A DroneGun não dispara balas nem qualquer tipo de projétil, apenas emite ondas de rádio. Basta apontá-la a qualquer drone invasor, bloqueando o sinal de rádio de origem bem como a localização GPS. Os drones modernos estão programados para pouparem sozinhos quando perdem ambos os sinais. A DroneGun pesa 6 kg e pode ser operada apenas por uma pessoa, tendo um raio de alcance de 2 km.

A DroneGun foi desenvolvida essencialmente para utilização militar ou policial, podendo ser usada contra drones suspeitos de serem utilizados em atividades terroristas, ou que estejam a carregar explosivos. Mas a aplicação pode ser mais ampla, e em Portugal poderiam ser usados contra os drones que às vezes são vistos a entrar no espaço aéreo dos aeroportos.