M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os transportes públicos já podem circular sem um condutor. Há um ano que o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, está a transportar pessoas para a cidade num autocarro equipado com o sistema de condução autónoma da Daimler Buses, o CityPilot. O Future Bus faz uma viagem de 20 km de e para a capital holandesa com um condutor responsável sentado no banco… e as mãos fora do volante.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O CityPilot montado no Future Bus permite-lhe reconhecer semáforos, sinais de trânsito, marcações na estrada e navegar no meio do trânsito, embora esteja circunscrito a circular em faixas Bus. O Mercedes Citaro usado como base para o Future Bus consegue também acelerar até 70 km/h e depois travar calmamente em segurança. O autocarro também tem áreas diferenciadas para pessoas que têm tempos de viagem mais curtos ou mais longos.

Agora que está provado que o sistema funciona, a Daimler Buses já tem em ação um plano de investimentos de 200 milhões de euros, de modo a disponibilizar o CityPilot a nível geral. A ideia é que o CityPilot contribua para uma maior segurança na estrada e maior eficiência energética.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.