M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante muitos anos, o espelho retrovisor foi a única maneira de dar visão aos automobilistas além do campo de visão natural de um ser humano. Mas a evolução tecnológica dos últimos anos permitiu rodear o automóvel de vários tipos de câmaras e transmitir essa imagem para o ecrã no interior, deixando os espelhos retrovisores em risco de extinção. Mas o espelho retrovisor continua a ter uma vantagem: de acordo com a Lexus, é o melhor sítio do carro para montar uma câmara.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O modo como os construtores têm tirado proveito das câmaras beneficia principalmente a manobra de estacionamento. Câmaras de vídeo são colocados junto às placas de matrícula e trabalham em conjunto com os sensores para criar uma imagem do carro a 360 graus, permitindo visualizar os cantos da viatura. Mas as câmaras não têm qualquer benefício em condução normal, onde o espelho retrovisor continua a ser usado para visualizar o trânsito.

A proposta da Lexus reduz o tamanho da moldura dos espelhos (reduzindo também a resistência aerodinâmica e melhorando os consumos) e coloca câmaras no lugar dos retrovisores. Estas câmaras têm a vantagem de apontar diretamente para a traseira, pelo que não precisam de ficar a um ângulo para serem vistos pelo condutor. Em vez disso, o condutor continua a virar-se para o lado, visualizando o que se passa atrás do carro através de dois monitores de cinco polegadas. Estes monitores são montados dentro do habitáculo, para o condutor não ter que virar tanto a cabeça.

Este sistema vai ser estreado na nova geração do Lexus ES, modelo de grandes dimensões e tração dianteira, que agora torna-se um modelo mundial. O ES chega ao mercado europeu a partir de dezembro, mas este novo equipamento não vai estar disponível na estreia. É que, para já, a marca japonesa só tem previsto introduzir este sistema no mercado japonês. Vamos ter que ficar à espera.

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