O modo como os construtores têm tirado proveito das câmaras beneficia principalmente a manobra de estacionamento. Câmaras de vídeo são colocados junto às placas de matrícula e trabalham em conjunto com os sensores para criar uma imagem do carro a 360 graus, permitindo visualizar os cantos da viatura. Mas as câmaras não têm qualquer benefício em condução normal, onde o espelho retrovisor continua a ser usado para visualizar o trânsito.
A proposta da Lexus reduz o tamanho da moldura dos espelhos (reduzindo também a resistência aerodinâmica e melhorando os consumos) e coloca câmaras no lugar dos retrovisores. Estas câmaras têm a vantagem de apontar diretamente para a traseira, pelo que não precisam de ficar a um ângulo para serem vistos pelo condutor. Em vez disso, o condutor continua a virar-se para o lado, visualizando o que se passa atrás do carro através de dois monitores de cinco polegadas. Estes monitores são montados dentro do habitáculo, para o condutor não ter que virar tanto a cabeça.
Este sistema vai ser estreado na nova geração do Lexus ES, modelo de grandes dimensões e tração dianteira, que agora torna-se um modelo mundial. O ES chega ao mercado europeu a partir de dezembro, mas este novo equipamento não vai estar disponível na estreia. É que, para já, a marca japonesa só tem previsto introduzir este sistema no mercado japonês. Vamos ter que ficar à espera.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.