BMW avança na condução autónoma

13/05/2017

A BMW pretende testar a sua tecnologia de condução autónoma, em situações de trânsito real em cidade, no início de 2020. A marca bávara diz que esta tecnologia comporta cinco patamares.

A BMW garante que continua a desenvolver as suas tecnologias de condução autónoma e assegura que, em 2020, estará em condições de realizar os primeiros testes em situações de trânsito real. Para já a marca salienta, que alguns dos seus veículos possuem já tecnologias que lhes permitem deslocar-se, sem a intervenção do condutor, durante uns breves instantes. O próximo nível (terceiro) permitirá aumentar a duração de autonomia até que o automóvel requeira a atenção do condutor.

Quanto ao nível quatro será programado para desempenhar funções mais complexas. Segundo a BMW, a autonomia permitirá, por exemplo, ao condutor descansar durante uma viagem, ainda que, sublinha a marca, a ação do condutor seja imprescindível em determinadas situações de trânsito durante a viagem.

O último nível, o quinto, aponta para uma autonomia a 100%, em que o automóvel não necessita de intervenção do condutor, remetendo-o para um papel de simples passageiro do habitáculo. O resultado final estará disponível em 2030, prevê o fabricante alemão.