M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
No que parece ser a pior altura, o estado americano da Califórnia autorizou esta semana a circulação de automóveis autónomos que podem andar sozinhos, sem qualquer pessoa ao volante e no interior. Esta medida já tinha sido aprovada há meses, mas o timing é inapropriado, dados os acidentes mortais recentes envolvendo sistemas autónomos da Uber e da Tesla.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para poderem circular na estrada sem um condutor de apoio, os carros devem ser considerados como possuindo autonomia de nível 4 ou 5 (podendo circular em todas as situações de trânsito sem qualquer intervenção humana), e terão que ser aprovados pela SAE (Sociedade de Engenheiros de Automóveis) após as suas capacidades terem sido comprovadas em testes controlados.

Embora não existam pessoas no interior, a SAE e o governo estatal californiano exigem outras medidas de segurança, nomeadamente um sistema de monitorização com comunicação bidirecional, que vai permitir aos construtores automóveis tomarem o controlo do carro em caso de emergência, se for necessário.