A VTT Research, uma empresa baseada na Finlândia, tem vindo a desenvolver sistemas de inteligência artificial para condução autónoma de automóveis. O seu primeiro projeto, chamado Marilyn, foi virado para uso citadino, mas o segundo projeto, chamado Martti, tem sido usado em testes em estradas cobertas de neve e gelo.
Construído com base num Volkswagen Touareg, Martti demorou algum tempo a adaptar-se às condições da estrada, mas depois começou a acelerar até se acomodar à velocidade máxima pré-programada de 40 km/h, numa zona onde as marcas de estrada não estavam visíveis por baixo da camada de neve. Os responsáveis do projeto não têm a certeza, mas acreditam que este é um recorde mundial para um carro autónomo com este tipo de piso.
No futuro, a VTT tem como objetivo melhorar o campo de visão dos componentes óticos, ampliar a resolução do radar e reforçar a inteligência artificial para lidar com mais sensores, que vão facilitar o uso de automóveis autónomos em zonas de baixa visibilidade com neve, gelo ou nevoeiro.