M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Conduzir na neve precisa de ser feito com toda a delicadeza, todo o cuidado e sem exageros de velocidade. Exceto na Finlândia, onde cedo aprendem a guiar depressa sobre a neve e o gelo, explicando porque tantos campeões do mundo de ralis vêm deste país escandinavo. Por isso, faz sentido que a primeira inteligência artificial capaz de conduzir um automóvel também seja finlandesa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A VTT Research, uma empresa baseada na Finlândia, tem vindo a desenvolver sistemas de inteligência artificial para condução autónoma de automóveis. O seu primeiro projeto, chamado Marilyn, foi virado para uso citadino, mas o segundo projeto, chamado Martti, tem sido usado em testes em estradas cobertas de neve e gelo.

Construído com base num Volkswagen Touareg, Martti demorou algum tempo a adaptar-se às condições da estrada, mas depois começou a acelerar até se acomodar à velocidade máxima pré-programada de 40 km/h, numa zona onde as marcas de estrada não estavam visíveis por baixo da camada de neve. Os responsáveis do projeto não têm a certeza, mas acreditam que este é um recorde mundial para um carro autónomo com este tipo de piso.

No futuro, a VTT tem como objetivo melhorar o campo de visão dos componentes óticos, ampliar a resolução do radar e reforçar a inteligência artificial para lidar com mais sensores, que vão facilitar o uso de automóveis autónomos em zonas de baixa visibilidade com neve, gelo ou nevoeiro.