A proposta de colocar painéis solares para gerar energia em automóveis não é nova, mas esta nova proposta é bastante ambiciosa no que diz respeito à sua capacidade de utilização. Mais especificamente, a Lightyear, uma nova construtora automóvel, propõe um carro elétrico equipado com painéis solares que vai ser capaz de percorrer 800 km de uma só vez.

O Lightyear One vai ser construído na Holanda a partir de 2019, por um preço de 119 mil euros (mais impostos), e a empresa diz que já está a reservar os primeiros exemplares para um número limitado de clientes seletos. O novo automóvel vai estar equipado com quatro rodas motrizes e vai poder circular em terrenos de difícil de acesso, de acordo com a marca.

Quanto à fonte de energia em si, os painéis solares vão estar integrados no tejadilho do carro. A autonomia de 800 km é ambiciosa, mas é apenas um número indicativo para a Lightyear. O verdadeiro objetivo é que o seu automóvel seja capaz de circular indefinidamente só com energia fornecida pelos painéis solares, principalmente em climas mais quentes, como o sul da Europa ou o sul dos Estados Unidos, onde o sol é uma presença constante. No entanto, se for necessário, a bateria poderá ser recarregada numa tomada caseira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.