M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A proposta de colocar painéis solares para gerar energia em automóveis não é nova, mas esta nova proposta é bastante ambiciosa no que diz respeito à sua capacidade de utilização. Mais especificamente, a Lightyear, uma nova construtora automóvel, propõe um carro elétrico equipado com painéis solares que vai ser capaz de percorrer 800 km de uma só vez.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Lightyear One vai ser construído na Holanda a partir de 2019, por um preço de 119 mil euros (mais impostos), e a empresa diz que já está a reservar os primeiros exemplares para um número limitado de clientes seletos. O novo automóvel vai estar equipado com quatro rodas motrizes e vai poder circular em terrenos de difícil de acesso, de acordo com a marca.

Quanto à fonte de energia em si, os painéis solares vão estar integrados no tejadilho do carro. A autonomia de 800 km é ambiciosa, mas é apenas um número indicativo para a Lightyear. O verdadeiro objetivo é que o seu automóvel seja capaz de circular indefinidamente só com energia fornecida pelos painéis solares, principalmente em climas mais quentes, como o sul da Europa ou o sul dos Estados Unidos, onde o sol é uma presença constante. No entanto, se for necessário, a bateria poderá ser recarregada numa tomada caseira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.