M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É cada vez mais raro encontrar peças que se avariem inesperadamente num carro novo, provando que a indústria automóvel tem avançado muito nas últimas décadas para criar veículos que tenham uma vinda longa, livre de problemas, desde que faça a manutenção regular. Mas há uma “peça” que corre um risco de “avariar”, e que até “avaria” constantemente. A pintura do seu carro vai sofrer um risco, mais cedo ou mais tarde, e a maior parte das pessoas nem pensa em arranjá-los.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Por causa disso, há uma marca que decidiu oferecer aos seus clientes uma pintura que é à prova de riscos, reparando quase todas as falhas que aparecem ocasionalmente. E qual marca inovadora fez isto primeiro? Um grande construtor que vende milhões de carros por ano? Nem por isso. É apenas a Panoz, um pequeno construtor americano de carros desportivos, que esteve na moda há cerca de uma década, por ter conseguido uma vitória à classe nas 24 Horas de Le Mans.

A Panoz fez um acordo com a Feynlab para usar a cobertura Self-Heal Plus, que composta por um polímero com memória, capaz de retomar a sua forma original, incluindo as ligações entre moléculas, quando é exposto ao calor. Se tiver um risco simples, basta deixar o carro ao sol ou usar um secador de cabelo para voltar a ter a pintura como nova. Em princípio, não deve funcionar da mesma maneira com um risco grande. O Self-Heal Plus faz parte do equipamento de série no Panoz Esperante e no Panoz Avezzano.

Esta não é a primeira vez que uma marca automóvel usa este tipo de pintura, embora não tenha sido usada num veículo de produção. A Nissan criou o Scratch Shield em 2012, mas este foi usado primariamente para reparar riscos em iPhones, e não em automóveis.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.