M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A General Motors e a Shell anunciaram uma parceria que vai permitir aos utilizadores de carros da Chevrolet pagar pela gasolina sem sair do carro. Para isso, basta ter o aplicativo e-commerce instalado no ecrã tátil da viatura, e deixa de ser necessário pagar em dinheiro ou no cartão. Isto não impede o condutor de ter que sair do carro, pois continua a ser obrigado a colocar a gasolina no depósito.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para utilizar este sistema, basta pressionar o ícone da Shell no ecrã tátil, selecionar uma das estações de combustível aderentes, pressionar uma pequena série de botões, selecionar o método preferido de pagamento, inserir um código numérico na bomba e reabastecer. Um recibo é enviado diretamente ao aplicativo e-commerce, e também conta para o seu cartão de pontos.

Para Portugal, este sistema não é tão interessante. Para começar, a Chevrolet já não vende carros na Europa e a Shell não tem estações de combustível em Portugal. Depois, a Galp e a Via Verde já têm um sistema semelhante, com um uso semelhante (carregar no botão Via Verde, inserir código, reabastecer, recibo eletrónico e cartão Galp Frota associado), que começou a ser oferecido em 2002.