FOTO CC-BY-SA 3.0 Alexandar Vujadinovic

Na Suécia, toda uma cidade vai mudar-se para três quilómetros para leste. Não, não se trata de transferir a população de 18 mil pessoas para uma nova localidade. É mesmo uma cidade inteira que vai ser mudada de localização, incluindo os prédios. Kiruna, uma cidade mineira no norte da Suécia, necessita de ser transferida por estar a afundar-se.

Kiruna é a cidade mais nortenha da Suécia, e foi construída sobre uma mina de minério de ferro. Com a constante perfuração subterrâneo, alguns túneis não usados acabam por abater, criando uma situação perigosa, pois vários edifícios ou estruturas na cidade podem cair durante vários metros. Foi decidido em 2004 que a cidade deveria ser mudada da sua localização atual, e a procura pela sua nova posição no mapa começou em 2007.

Embora a cidade tenha sido construída apenas em 1900, já possui alguns edifícios históricos, e o primeiro foi transferido este ano, colocado em cima de um camião. Alguns dos habitantes de Kiruna também já se mudaram para a nova localização, sendo que a transferência da população civil deverá ser rápida, mas todos os edifícios vão demorar um máximo de 20 anos até poderem chegar à sua nova morada.