M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em termos de tamanho, existem motores de todos os tipos. O mais comum é o de quatro cilindros em linha, enquanto o de oito cilindros em V é usado normalmente em carros com performances desportivas. O motor da sua scooter provavelmente só tem um cilindro, e um Rolls-Royce tem 12 cilindros em V. Mas o maior que pode encontrar num carro de produção é o de 16 de cilindros em W (ou W16) usado na Bugatti. Mas talvez não soubesse que a marca francesa podia ter usado outra configuração, com ainda mais cilindros, o W18 de 18 cilindros em W.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta configuração foi usada brevemente em aviões antes da Segunda Guerra Mundial. Quando a Volkswagen comprou a Bugatti, chegou a considerar usar o W18 nos seus futuros modelos, concebendo uma unidade com uma única cambota e três bancos de cilindros, dupla árvore de cames e um total de 72 válvulas. Com um ângulo total de 120 graus, uma das bancadas estava montada de lado. Mas apesar de se revelar bastante potente, ia ser demasiado complicado de construir, com tubagens por todo o lado e um potencial risco de sobreaquecimento. A Bugatti optou assim por usar o seu famoso W16.

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