M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ainda estamos em março, mas o verão nunca está longe, e quando chega o verão chega também um grande número de mosquitos. Inseticidas, ultrassons, luzes especiais ou pastilhas com cheiro às vezes parecem não chegar para lidar com este incómodo irritante. Às vezes, é preciso um pouco mais… de vingança. E eis que surge um robô capaz de matar todas as melgas e mosquitos… com um laser.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído pela LeiShen Intelligent, uma empresa chinesa, este pequeno robô foi batizado como Laser Movable Mosquito Killer Robot, ou “robô móvel matador de mosquitos com laser”. É um nome grande, mas que descreve exatamente aquilo que faz. O sistema é baseado na tecnologia LIDAR (semelhante ao radar, mas com luz em vez de som) e usa um algoritmo para identificar um mosquito e matá-lo com um laser.

A LeiShen afirma que este seu novo produto pode matar até 40 mosquitos por segundo. Foi apresentado ao mundo numa feira de armamento na Polónia, com a empresa chinesa a ter como clientes potenciais hospitais e escolas em regiões onde os mosquitos possam ser portadores de malária ou do vírus zika. Mas mesmo em Portugal dava jeito ter um.