M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Continental apresentou dois novos tipos de tecnologia de pneumáticos, com o objetivo de tornar a condução mais segura, permitindo ao pneu adaptar-se às condições da estrada sem necessitar de intervenção do condutor. Estas novas tecnologias incidem em sensores que analisam as condições da estrada e na alteração da pressão do ar dentro do pneu. A marca alemã combinou estas duas categorias, ContiSense e ContiAdapt, no mesmo pneu.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O ContiSense recolhe sinais de um sensor (construído com misturas de borracha) dentro do pneu e envia-o ao carro, monitorizando a profundidade dos rasgos e a temperatura do pneu. Também podem detetar se algum objeto entra no rasgos, avisando o condutor mais rapidamente do que os sistemas atuais de deteção da perda de pressão do ar.

O ContiAdapt utiliza microprocessadores integrados na roda, permitindo o ajuste da pressão do ar graças a uma jante de largura variável. O sistema pode então alterar a área da superfície de contacto, conforme as condições do terreno, adaptando-se a piso molhado ou escorregadio (com chuva ou neve) ou com desníveis no asfalto. Com condições mais difíceis, o pneu tem uma área de contacto muito maior que com piso seco.

 

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