M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma pergunta. Se os automóveis vão poder andar sozinhos na estrada, porque não qualquer outro veículo, mesmo em espaços com mais restrições? Talvez até dentro de casa. A ZF, que produz componentes para a indústria automóvel, anunciou que está a desenvolver, em parceria com a Nvidia, um sistema de inteligência artificial para empilhadoras. Não parece muito impressionante, mas é um avanço que abre a porta para outros veículos autónomos para uso industrial e doméstico, incluindo carrinhos de bebé, cortadores de relva ou qualquer veículo robô.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De facto, a ZF pensou primeiro em uso industrial para esta nova tecnologia. Trata-se do mesmo princípio que permite aos automóveis autónomos andarem sozinhos, mas em espaços mais confinados. Há também o fator humano a levar em conta. A empilhadora vai ter que lidar com a presença de humanos em movimento, um ambiente mais caótico que uma estrada, onde todos os veículos acabam por circular na mesma direção.

A Nvidia irá fornecer à ZF um processador capaz de reconhecer um ambiente de 360 graus, comunicar com aparelhos semelhantes e com outras infra-estruturas de comunicação, e aprender mais rapidamente a adaptar-se às suas redondezas. Infelizmente, as aplicações reais desta tecnologia ainda estão na fase inicial de desenvolvimento.

Mas talvez o futuro não esteja tão longe. Na prática, quando este sistema estiver pronto para funcionar, poderá ser usado para qualquer aplicação para uso dentro de casa. A imaginação permite antever macas de hospital autónomas ou carrinhos de mão que não precisam de ser empurrados. Mas já existe algo parecido, uma vez que a Honda, cujo famoso robô Asimo tem servido como montra para a evolução da inteligência artificial, chegou a mostrar um cortador de relva com algumas capacidades autónomas, o Miimo, em 2013.

M. Francis Portela