M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Desde março que a base Halley VI, financiada pelo Governo britânico para exploração científica na Antártida, encerrou as suas operações e foi abandonada. Mas agora, depois do rigoroso inverno do Polo Sul, um grupo de cientistas planeia visitar a base para recuperar todo o equipamento… só que vão ter o desafio de encontrar uma estrutura completamente congelada, depois de passar por temperaturas de 55 graus negativos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As bases Halley existem na plataforma de gelo de Brunt desde os anos 50, e foi na Halley IV que foi descoberto o buraco na camada de ozono sobre a Antártida. A Halley VI é a primeira base cujos módulos são completamente móveis. No entanto, em março deste ano foi detetada uma fissura na plataforma de gelo, que se tem aproximado rapidamente da base, e esta foi evacuada de emergência.

Tudo o que era equipamento informático foi retirado, tal como o sistema de tratamento de água (que podia causar um problema ambiental se fosse abandonado), mas toda a estrutura foi deixada na Antártida, tal como o combustível do gerador. E nem todo este material foi feito para resistir a baixas temperaturas sem a energia a funcionar. A equipa de cientistas não tem a certeza que todo o material vai poder ser transportado, pois diferentes velocidades de contração térmica poderão ter danificado peças vitais.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.