M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
No futuro onde vamos todos andar de carro autónomo, a polícia vai ter o poder de parar um veículo em movimento. Não diretamente, mas o mais provável é que os automóveis estejam preparados para reconhecer a presença de uma figura de autoridade e que sejam capazes de acatar sozinhos as suas instruções. Mesmo quando os ocupantes do carro autónomo não querem.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A polícia de San Francisco sentiu recentemente essa necessidade, pois uma patrulha de trânsito encontrou recentemente mais um condutor de um Tesla a dormir ao volante usando o Autopilot. Graças ao sistema de reconhecimento de faixa, o carro manteve-se sempre direito na faixa, mas passou por várias saídas a 110 km/h com o pisca ligado, o que chamou a atenção dos patrulheiros. No entanto, estes não conseguiram chamar a atenção do condutor, que depois se verificou estar sobre a influência de álcool. Para parar o carro, foi preciso dois carros da polícia, um colocando-se à frente do Tesla e reduzindo a velocidade, com o outro a bloquear atrás. Assim, o carro foi reduzindo a velocidade até parar.

Teoricamente, o Tesla deveria ter parado se o Autopilot notasse a falta das mãos no volante, mas isso não aconteceu. Os condutores dos dois carros de polícia tiveram que improvisar, pois estão habituados a ver carros da Tesla nas estradas da Califórnia, mas esta manobra não faz parte do treino oficial. Mas no futuro a simples presença de um carro de polícia vai ser suficiente para obrigar o veículo autónomo a parar, pois a inteligência artificial vai saber reconhecer as sirenes e luzes, bem como gestos e ordens dos agentes. E esse futuro está mais perto do que parece, pois, no mês passado, um carro da Waymo parou num sinal verde devido à presença de um polícia de trânsito na estrada, nos arredores de Phoenix.