Elon Musk quer foguetão para ir de Paris a Nova York em meia hora

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A paixão de Elon Musk por foguetões levou-o a ter mais uma ideia utópica sobre aviação comercial. Musk é um dos proponentes de aviação suborbital, através da sua SpaceX, mas o empresário defende que, já que os aviões capazes de atingir as camadas superiores da atmosfera usam foguetões e são muito mais rápidos, porque não usar foguetões para tudo?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Musk acredita que vai ser possível substituir os motores a jato dos aviões comerciais pelo mesmo tipo de foguetões que emprega na SpaceX, o que lhe permitiria viajar de Paris a Nova York em apenas meia hora, quando atualmente isso acontece em sete horas e meia. E, de acordo com Musk, o preço dos bilhetes ia ser o mesmo que o atual.

O entusiasmo habitualmente contagiante de Musk é sempre acompanhado por uma falta de detalhes em relação às dificuldades práticas a resolver. Para conseguir esta redução de tempos de viagem, é necessário atingir velocidades hipersónicas, de Mach 6 ou 7000 km/h. E, dentro da atmosfera, isto causa sérios problemas de aquecimento da estrutura, obrigando a utilizar materiais compósitos especiais. Em simultâneo, quanto mais depressa um veículo anda, mais combustível gasta, e grande parte do peso total do transporte seria correspondente ao explosivo cocktail de combustíveis necessário para dar energia ao foguetão.