M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um dia, a humanidade vai colonizar a Lua, Marte e talvez até o planeta Vénus ou as luas de Júpiter e Saturno. São planetas e satélites inóspitos, onde a vida e a civilização não existem, e onde vai ser preciso um veículo muito especial para atravessar a paisagem alienígena e transportar mercadorias de colónia para colónia. É assim que surge o ANT, ou Transporte Avançado de Mantimentos, um veículo todo-o-terreno que pode chegar rapidamente a qualquer lugar, por mais remoto que seja, e sem se preocupar com a dificuldade do terreno.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O ANT é mais uma proposta da Ferox, uma empresa que criou uma suspensão especial com motor integrado, para veículos todo-o-terreno, demonstrada no protótipo Azaris. O ANT usa a mesma tecnologia como base, dando origem a um veículo exploratório versátil, que tanto pode ser usado para transporte de mercadorias como resposta rápida. Nem necessita de sair do conforto da sua colónia alienígena, pois pode lidar remotamente com o ambiente hostil através de controlo remoto, com a ajuda de um sistema de inteligência artificial. Este pode enviar informação atualizada em tempo real de volta ao centro de comando, de onde também pode observar o andamento do ANT através de um drone.

Como não há oficinas num ambiente alienígena, o ANT também está equipado com sistemas de redundância em caso de avaria, dispondo até de algumas peças com sistema de auto-reparação. A suspensão independente às seis rodas permite-lhe atravessar qualquer terreno, mesmo no modo de transporte, em que poderá ter que lidar com cargas frágeis. É aqui que entra em cena novamente o sistema de inteligência artificial, analisando o terreno para diminuir o impacto dos obstáculos no interior. A unidade de transporte também pode ser utilizada como refúgio, pois é expansível e pode ser equipada com várias amenidades em caso de emergência.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.