Há muitos anos que se fala dos perigos de fazer chamadas ou enviar mensagens pelo telemóvel quando se estava a conduzir. Mas, no fundo, essas eram situações que só distraíam em ocasiões. Os smartphones parecem exigir a nossa atenção constante. Por isso, para evitar essas distrações, a startup Light pretende criar um novo telemóvel à moda antiga.

O Light Phone 2 está em fase de crowd sourcing no site da IndieGoGo. A primeira versão deste telemóvel compacto só fazia uma coisa: chamadas telefónicas, tal como acontecia há 20 anos. Agora, a Light pretende introduzir um conjunto limitado de ferramentas, como mensagens SMS, calculadora, alarme, um sistema de navegação limitado, boletim meteorológico e, talvez, leitura de ficheiros de som e comandos por voz. Não vai ter qualquer aplicativo para ligar a redes sociais ou a serviço de e-mail, nem tirar fotografias ou fazer filmes, pois a ideia é tirar às pessoas a dependência moderna nestes sistemas.

O Light Phone 2 vai ter 91 por 55 mm, com uma espessura de apenas 7,5 mm. Com uma estrutura de alumínio, estima-se que o peso não ultrapasse os 80 gramas. Vai funcionar com cartão Nano-SIM, cartão de memória de 8 GB e uma bateria que deverá ter energia suficiente para cinco dias de funcionamento contínuo. Cada telemóvel pode ser encomendado no IndieGoGo por 250 euros.