M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para que os automóveis elétricos se popularizem, é preciso que os seus proprietários tenham acesso rápido a uma fonte de energia. Hoje em dia, são necessárias horas para recarregar uma bateria de automóvel, e os carregadores ainda são poucos e concentrados em certos urbanos. A Ionity pretende mudar isso, e já mostrou os novos carregadores que vão estar presentes em 400 postos em auto-estradas, espalhados por toda a Europa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Ionity é uma joint venture de vários construtores automóveis presentes no mercado europeu, um projeto conjunto da Ford, Grupo Volkswagen, BMW e Daimler (Mercedes), que tem como objetivo criar tecnologia de recarga de baterias compatível com várias marcas e no maior número possível de países. A implementação do projeto vai ser ajudada pelo design dos carregadores públicos, que vão ser facilmente identificáveis, com um desenho providenciado pela Designworks.

A Designworks é uma subsidiária da BMW, especializada em design industrial. Mais recentemente, foi a responsável pela cabine do Hyperloop One proposto para ser construído o Dubai, dos postos de reabastecimento de hidrogénio da Shell, dos ténis X-Cat Disc e de várias peças na mais recente gama de tratores da John Deere, um portefólio que facilitou a escolha da Ionity.

A proposta da Designworks para os carregadores da Ionity ajuda à sua identificação fácil, pois vão ser altos, de cor branca, com partes móveis de utilização simples para qualquer pessoa e um ponto iluminado no topo, que facilita a sua identificação quando é necessário recarregar o carro à noite. Os novos postos de carregamento vão ser instalados a partir do final de 2020, e vão ter uma capacidade de 350 kW, o que deverá garantir uma carga total da bateria em poucos minutos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.