A Pirelli está a desenvolver uma nova gama de pneus que conseguem comunicar com o veículo e condutor, e com a infraestrutura rodoviária através da rede 5G.

A Pirelli está a ultimar o desenvolvimento do Cyber Tyre, uma nova geração de pneus inteligentes, equipados com sensores, que monitorizam em tempo real as condições da estrada, antecipando e informando o condutor sobre potenciais perigos e transmitindo os dados recolhidos, através da rede 5G, para infraestruturas e outros veículos ao longo do percurso.

A empresa italiana apresentou o conceito num evento realizado em Turim, subordinado ao tema “O papel da 5G na comunicação V2X”, através de uma demonstração dinâmica em que a tecnologia incorporada nos pneumáticos do veículo teste permitia identificar a existência de um lençol de água, alertando o carro que seguia imediatamente atrás do perigo iminente de “aquaplaning”.

Segundo os responsáveis da Pirelli, no futuro, os pneus Cyber Tyre serão capazes de fornecer dados ao veículo, para que este possa adaptar autonomamente o nível de atuação dos seus sistemas de assistência à condução, otimizando segurança, conforto e prestações.

«O grande potencial do 5G permite situar o pneu no centro de um amplo contexto de comunicação, que está relacionado por completo ao ecossistema do tráfego, contribuindo de modo ativo para o desenvolvimento de soluções e serviços para o futuro da mobilidade e dos sistemas de condução autónoma», explica fonte da empresa.