Depois de ter anunciado a criação de um consórcio com a Alibaba para dar origem a uma nova forma de vender automóveis, a Ford já colocou em prática o seu novo plano, construindo uma máquina de venda automática, onde potenciais clientes da marca podem experimentar um carro sem problemas.

A máquina de venda está a ser experimentada em Guangzhou, na China, e vai colocar mais de uma centena de veículos à disposição. A ideia da Ford é “simplificar a vida dos clientes e dar-lhes a melhor experiência possível de experimentar antes de comprar”. A Alibaba entra com o software, o aplicativo de smartphone da Tmall, a partir do qual os potenciais clientes podem entrar na página de Super Test-Drive e selecionar o modelo e hora.

O test-drive implica um pagamento de 12,50 a 25 euros e obriga a enviar uma selfie, para o cliente ter o acesso ao carro, através de software de reconhecimento visual. Neste processo, o comprador pode experimentar um automóvel da Ford sem necessitar de entrar em contacto com qualquer ser humano, ou de processos burocráticos complicados.