Uma das tecnologias que está cada vez mais presente nos carros atuais é o chamado ‘head-up display’, que foi estreado nos caças em meados do século passado e que hoje pode ser encontrado numa grande quantidade de automóveis. Sabe o que é e como funciona?

Como o próprio nome indica, um visor ‘head-up display’ era utilizado na aviação militar para fornecer aos pilotos todas as informações diretamente no seu campo de visão, evitando assim que tivesse de olhar para baixo desviando a sua atenção do que estava por diante. Além disso, outra vantagem era o facto de o piloto não ter de readaptar os olhos de cada vez que levantasse a visão do painel de instrumentos para o céu.

Hoje, nos carros, é uma tecnologia que serve exatamente o mesmo propósito, ou seja, colocar no campo de visão direto do condutor um vasto leque de informações da viagem e da condução.

Entre os elementos fornecidos ao condutor estão informações como a velocidade, rotações do motor, navegação ou indicações de velocidade máxima permitida no local. Os dados são projetados numa lâmina transparente que se ergue no tablier em frente ao condutor, mas existem igualmente sistemas que transmitem as informações para o para-brisas.

Atendendo a que cada condutor tem a sua própria posição de condução, existem ajustes para a luminosidade das informações e para a própria disposição das mesmas na lâmina, podendo ajustar-se a sua altura para melhor visualização do condutor.

A grande vantagem do ‘head-up display’ passa assim pela disposição de um vasto conjunto de informações e alertas no campo de visão do condutor, reduzindo com isso o tempo de reação.

Nos modelos mais desportivos, a disposição dos elementos apresentados pode ser variável, passando a apresentar, por exemplo, as rotações ou apenas a velocidade, retirando outros elementos distrativos.

Para o futuro, as possibilidades de exploração deste sistema são ainda muito grandes, prevendo-se que a realidade aumentada torne o seu funcionamento e interação com o condutor ainda mais profunda.

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