M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
oje é o dia em que vai começar uma nova fase na descoberta de novos mundos. A NASA vai colocar em órbita o TESS, um novo satélite destinado a confirmar a presença de planetas em órbita de outras estrelas na nossa galáxia. O aparelho também vai servir para conhecer mais sobre exoplanetas já descoberto, para tentar perceber quais destes planetas são mais parecidos com a Terra e apropriados para localização num futuro talvez não muito distante.

Durante dois anos, o TESS (Satélite de Observação de Exoplanetas em Trânsito) vai catalogar informação sobre 200 mil estrelas, incluindo distância para as estrelas mais próximas e diferenciar entre planetas terrestres e gasosos. Esta observação é mais fácil de fazer em órbita, pois a visualização não é bloqueada pela atmosfera terrestre. Já foram observados mais de 3700 exoplanetas, dos quais 2600 foram detetados pelo Kepler, o satélite antecessor do TESS, que está prestes a deixar de funcionar. O novo satélite vai ser capaz de detetar planetas semelhantes à Terra com mais facilidade.

O TESS vai ser colocado em órbita pelo foguetão Falcon 9 da SpaceX, que vai transmitir o lançamento em direto, a partir das 23h51, hora de Portugal. Depois do TESS, a NASA já tem planos para colocar mais um satélite do género em órbita, o Telescópio Espacial James Webb, com lançamento previsto para 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.