M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Honda tem feito muita pesquisa nos últimos anos sobre como facilitar a mobilidade para problemas com deficiências físicas, debilitações ou membros amputados. Muita dessa tecnologia deriva da evolução do robô Asimo, e já tem algumas aplicações autorizadas. E isso inspirou o designer Tom Hylton a propor uma nova aplicação para a tecnologia médica da marca japonesa, um braço biónico que pode funcionar como uma prótese para motociclistas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Sendo apenas um designer, Hylton preocupa-e apenas com o design do braço biónico, uma prótese que pode ser instalada no ombro de quem tenha tido um braço amputado. A prótese terá várias juntas móveis ao nível do cotovelo, de modo a poder assumir várias posições, e pode ser comandado por impulsos cerebrais. A mão encaixa diretamente no guiador. O desenho do braço também leva em conta a aerodinâmica da moto, reduzindo a resistência ao ar de modo a que não se torne um obstáculo, mas integrando uma proteção adicional para a maquinaria mais exposta no cotovelo.

Embora tenha feito este projeto de forma independente, o designer austríaco não quis deixar de colocar a marca Honda, construtor na indústria de transportes que tem avançado mais nesta área. Tendo em conta que a marca japonesa foi fundada originalmente como uma marca de motociclos, e que estes têm uma identidade distinta dos seus produtos noutras áreas, o braço biónico poderia abrir uma nova janela de oportunidade, pois poderia dar a pessoas que perderam um braço a hipótese de se tornarem clientes da marca, incluindo este importante acessório.

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