M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Consumer Electronics Show (CES) é a meca para a chegada das novas tecnologias que vão tornar a vida mais fácil para toda a humanidade. Ou, pelo menos, para um iPhone novo. Mas smartphones com aplicativos já todos temos. Robôs é que ainda não. Por isso, a Honda, que já tem um humanóide chamado Asimo, vai aproveitar as luzes de Las Vegas para iluminar uma família de robôs, chamada 3E.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta família tem quatro membros, cada um com função e formas distintias. O A18 é um robô preparado para mostrar empatia por seres humanos, com várias expressões faciais. O B18 é uma cadeira móvel que pode ser usada para circular em qualquer espaço. O C18 é um transportador de carga com dimensões compactas. E o D18 é um veículo autónomo para terrenos complicados. Todos são movidos a eletricidade com tecnologia autónoma, e podem ser usado tanto para serviços de emergência como para recreação.

A Honda também vai mostrar novos serviços desenvolvidos em parcerias com start-ups. O BRAIQ vai usar uma inteligência artificial que vai permitir a um veículo autónomo adotar o estilo de condução do seu proprietário. O DeepMap vai ser um serviço de localização para carros autónomos. A DynaOptics propõe tecnologia de visionamento para melhorar a segurança nas estradas. A Tactual Labs vai permitir a uma inteligência artificial identificar texturas de superfícies. E a WayRay vai fornecer serviços de navegação holográfica para carros autónomos em comunicação uns outros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.