A Hyundai vai aproveitar o Salão de Genebra para revelar ao mundo o seu novo conceito para cockpit inteligente, que vai servir para integrar tecnologias de mobilidade autónoma, serviços via internet e interação com a morada do utilizador. Batizado como Intelligent Personal Cockpit (“cockpit pessoal inteligente”), aproveita a colaboração da Hyundai com a Cisco para desenvolver automóveis equipados com diversos sistemas de conectividade.

O principal componente deste cockpit inteligente é o sistema de comandos por voz, fornecido pela SoundHound, que vai ser capaz de reconhecer um número de comandos bastante superior ao atual. Enquanto sistemas atuais reconhecem ligações para rádio, navegação ou climatização, este sistema vai poder ativar comandos para muitos outros comandos, para funções do carro, ligação à internet e até para o sistema de alta fidelidade em casa, tudo a partir do veículo.

Outro sistema é o Wellness Care, que usa dois sensores, localizados no volante e un banco, para monitorizar a pulsação cardíaca do condutor, detetando mudanças bruscas e analisando o nível de stress, alterando a música e a iluminação para acalmar o condutor e podendo até contactar diretamente o médico do condutor em caso de emergência. Em todo o caso, no futuro, a máquina não vai ter que se preocupar tanto com a saúde do condutor, já que a Hyundai anunciou recentemente que vai instalar os sistemas de condução autónoma da Aurora nos seus veículos, tendo começado testes com o protótipo Nexo, com vista à sua implementação num automóvel de estrada em 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.