M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Hyundai desenvolveu uma maneira de tornar o ar dentro do habitáculo do automóvel mais saudável. O Smart Air é um sistema que purifica o ar no interior, monitorizando as suas condições e ativando um filtro para alterar as características necessárias para manter o ar puro. Este novo filtro é a novidade no sistema, que aproveita o monitor de qualidade do ar que já existia anteriormente.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O filtro do Smart Air pode remover partículas finas de matéria, ainda antes dos ocupantes entrarem no carro, podendo ainda fechar as janelas do carro automaticamente, e usando um desodorizante baseado em carvão. Ao contrário de equipamentos semelhantes, opera mesmo quando o carro ainda não está ligado e o sistema de monitorização (recorrendo a sensores laser) permite-lhe ativar novamente o filtro cada vez que a qualidade do ar entra no nível “Aceitável”. Mesmo quando o ar exterior é de má qualidade, o Smart Air purifica o ar dentro do carro até atingir o nível “Excelente”. A Hyundai afirma que o filtro de ar consegue filtrar entre 94 e 99 por cento das partículas nocivas no ar.

Assim, o sistema purifica o ar a qualquer momento, impedindo os ocupantes de entrarem em contacto com ar poluído quando estão em viagem, principalmente no interior das cidades. Os ocupantes também vão ser capazes de monitorizar diretamente a qualidade do ar através do sistema de navegação, em tempo real. O sistema ainda está em desenvolvimento, mas não deverá demorar muito a ser introduzido nos novos automóveis da Hyundai e da Kia.