M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A IBM está a dar que falar, depois de ter registado uma patente para a criação de um drone, que vai ser capaz de levar café às pessoas, onde quer que estejam. Mas isso não é o mais importante, já que o drone vai ser capaz de reconhecer precisa de um café, através de expressões fáceis e movimento corporal. Além disso, também vai poder estar conectado ao telemóvel de uma pessoa, para antecipar, através da sua agenda, quando uma pessoa vai precisar de um café.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A IBM considerou vários cenários para fazer a entregar de um café a um indivíduo, pelo que o drone vai ser capaz de carregar um bule, enchendo uma chávena enquanto está no ar, o que pode ser perigoso, se o café se derramar, ou então transportando o café num invólucro fechado, uma forma mais segura tanto para as outras pessoas nas imediações, como para o cliente, que deseja que o seu café esteja em condições. A IBM também está a considerar este sistema para entregar bebidas alcoólicas, mas neste caso o sistema iria recusar-se a levar uma bebida a uma pessoa caso detetasse sinais de embriaguez na linguagem corporal.

Entretanto, a ideia de usar drones para transportar cafés não é novidade. Drones deste género já foram inventados e estão operacionais, embora funcionem com sistemas já existentes como aplicativos de smartphone e localização geográfica do telemóvel. Floris van Luttervelt, dono da loja Coffee Virus em Amesterdão, criou o seu próprio CoffeeCopter para transportar cafés do balcão para a mesa dos seus clientes, ou para entregar a outras pessoas nas imediações. A multinacional Costa Coffee também usa um drone para entregar cafés gelados na praia de Jumeirah, no Dubai.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.