Technology carrier drives autonomously on German Autobahn A9
A Intel anunciou a aquisição da MobilEye, companhia israelita especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para utilização na condução autónoma, por um valor total de 15.3 mil milhões de dólares (cerca de 14.4 mil milhões de euros).

Ao longo dos últimos anos, a MobilEye tem vindo a ganhar preponderância na evolução dos seus sistemas para aplicações na condução autónoma, aliando-se mesmo à BMW para o desenvolvimento da sua plataforma de mobilidade inteligente iNext.

Esta aquisição por parte da Intel poderá, desta forma, reforçar a estrutura tecnológica da MobilEye, tratando-se agora de uma parceria que irá providenciar uma evolução mais rápida da tecnologia autónoma, sobretudo sendo esta última já uma das principais produtoras de sensores e de sistemas inteligentes de conectividade para veículos autónomos.

O trabalho com a BMW deverá ser, igualmente, ser reforçado com esta aquisição, na medida em que o espectro colaborativo entre BMW, Intel e MobilEye pretende criar uma plataforma de conectividade modular que poderá ser vendida a outros construtores no futuro, funcionando como uma plataforma de fornecimento de tecnologias para outras marcas que não pretendam empenhar recursos nessa área.

O surgimento de grandes conglomerados tecnológicos responde à necessidade cada vez maior de introdução de sistemas elaborados de condução autónoma e de conectividade nos automóveis, havendo uma integração crescente entre as áreas tecnológica e automóvel naquela que é uma autêntica ‘corrida’ para o desenvolvimento de sistemas inovadores. A Toyota, por exemplo, tem uma parceria com a Microsoft, enquanto a Samsung concluiu recentemente a sua aquisição da Harman International Industries, ao passo que as três gigantes alemãs – Audi, Daimler e BMW – adquiriram a HERE para desenvolver os mapas tridimensionais para ajudar a condução autónoma.