Apesar de iluminarem mais, estes faróis a laser da SLD Laser também consomem menos energia que os LED, e apesar da iluminação forte, não vão encandear os condutores que se deslocam no sentido contrário. Mas há ainda outra função vantajosa, que se vai tornar importante no futuro do automóvel. Os faróis a laser vão ser usados para transmitir dados a partir de carros autónomos para outros carros autónomos. A informação codificada nesta luz pode ser transmitida a uma velocidade cem vezes superior, pelo que não só vão poder analisar o terreno circundante com mais facilidade, em condições de baixa visibilidade como noite ou chuva, como também vão poder enviar essas informações a outros carros nas redondezas, mantendo-se sempre informados de todas as situações e protegendo os passageiros de forma mais eficaz.
Quanto à falta de encandeamento destes faróis a laser, Shinji Nakamura assegura que o feixe é dinâmico e muda de direção sozinho, conforme detete a presença de outros carros na estrada. E esta tecnologia está quase a chegar ao mundo automóvel, pois está prevista a sua introdução no BMW Série 5 e nos modelos da série M até ao final do ano.