Colocar objetos no ar sempre foi uma obsessão da humanidade, mas até aqui a única maneira prática de o fazer era com um veículo a motor, como uma avião ou um helicóptero. A levitação magnética existe, mas é pouco usada, pois só funciona com certos tipos de materiais. E agora chegou a solução, que um dia vai permitir levitar todo o tipo de objetos… e também pessoas: levitação acústica.

Há vários anos que a levitação acústica está a ser estudada, mas estava limitada pelo comprimento de onda do som gerado pelo aparelho levitador. Agora, a Universidade de Bristol já conseguiu fazer um raio trator sonoro que é capaz de levitar objetos maiores que o comprimento de onda sem que estes comecem a girar de forma descontrolada. Criando uma série de vórtices sonoros com uma frequência de 40 kHz e mudando a sua direção, é possível criar uma parede de som para colocar no ar objetos de grande dimensão.

A experiência da Universidade de Bristol foi feita com uma esfera de 2 cm de diâmetro, tornando-se o maior objeto levitado com uma fonte acústica. Agora, vai ser necessário fazer experiências com objetos maiores, de modo a criar aplicações médicas (como inserção de ferramentas cirúrgicas) ou de transporte de mercadorias (ideal para cargas frágeis). E se for possível atingir tamanhos consideráveis, até se vai levitar uma pessoa, mas isso vai acabar com os truques de ilusionismo de Luís de Matos e David Copperfield.