A expansão dos automóveis movidos a eletricidade pelas estradas europeias vai ser facilitada graças à construção de uma nova fábrica na Hungria. A SK Inovation, uma empresa coreana, estabeleceu a sua nova unidade fabril como uma gigafábrica, semelhante ao que faz a Tesla, e vai produzir uma capacidade de 7,5 GWh por ano, o que fará dela a maior unidade fabril do género.

Esta fábrica europeia vai produzir quase quatro vezes mais baterias do que a sua unidade fabril atual na Coreia, onde a SK Innovation cria as baterias que são usadas em modelos da Hyundai e da Kia. Mas esta planeia duplicar a sua produção atual, para atingir os 3,9 GWh. A fábrica europeia vai permitir à empresa coreana tornar-se uma das principais fornecedoras desta peça fundamental para o aumento da produção de carros elétricos.

A unidade fabril da Hungria deverá estar pronta para iniciar a produção no início de 2020. Nessa fase, a SK vai poder produzir 12 GWh de baterias por ano, mas este ainda será um número inferior em relação ao que a Tesla produz nas suas gigafábricas. A sua primeira cliente será a Mercedes, que vai entrar em força no mercado de carros elétricos começando com o modelo EQC.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.