M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mais uma vez, é preciso ir à China para ver projetos megalómanos. Mas é em países como este, onde a industrialização chegou mais tarde mas de uma forma bastante acelerada, que existe o espaço e a necessidade de fazer este tipo de construções. E neste caso trata-se da maior ponte do mundo, um projeto que serve como eixo de ligação as três principais regiões administrativas do sul da China, a Ponte Hong Kong Zhuhai Macau.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A ligação tem um comprimento total de 50 km, incluindo uma estrada de três faixas com 29,6 km de comprimento, que passa de uma ponte para um túnel de 6,7 km, atravessando ainda duas ilhas artificiais junto à fronteira da Região Administrativa de Hong Kong. Como as regiões administrativas são consideradas distintas da China, há espaço para uma zona de controlos de fronteira com controlo de camiões, mas esta ilha artificial também vai ser um ponto de turismo. Também um existe um eixo de ligação de 9 km para a zona de Tuen Mun.

O projeto iniciou-se em 2009 e estava previsto para abrir ao público em outubro do ano passado. No entanto, a última secção de estrada já foi asfaltada, e agora já está tudo pronto para ser inaugurado, com a data prevista de abertura ao tráfego marcada para dezembro. O custo total do projeto vai ascender aos 83 mil milhões de dólares de Hong Kong, ou 8,95 mil milhões de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.