M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A NASA estava pronta para privatizar o transporte de astronautas para órbita levantou questões relacionadas com a segurança. Este transporte, que devia ser feito em foguetões da SpaceX (Falcon) e Boeing (CST-100 Starliner), devia ter começado o ano passado, mas agora só está previsto ter início em 2019, na melhor das hipóteses. Até agora, a SpaceX apenas fez transporte de mercadorias para a Estação Espacial Internacional.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Com vidas humanas envolvidas, a NASA levantou dúvidas sobre a segurança dos sistemas de combustível, bem como a resistência das células de sobrevivência a impactos de destroços orbitais e micro-meteoróides, do tamanho de pequenas pedras, mas capazes de criar perfurar uma placa de metal a alta velocidade, se esta não tiver proteção.

As inspeções para prevenir estes incidentes devem ser feitas em órbita, e o último relatório da NASA explica que “o mais provável é que os fornecedores de serviços não deverão cumprir todos os requisitos”. A SpaceX já prometeu que irá rever as especificações do foguetão Falcon e da sua cápsula, sem admitir qualquer falha de segurança e adiantando que “são as mais seguras de todos os tempos”. O problema levantado pela NASA poderá pôr em causa a viabilidade de voos espaciais privados em missões científicas e militares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.