A NASA registou uma nova patente, e não tem nada a ver com foguetões, mas está relacionada com exploração científica fora do planeta Terra. A agência americana de desenvolvimento tecnológico aeronáutica criou o Pneu Superelástico, que poderá ser usado em veículos construídos para atravessar o terreno marciano ou lunar, e até terá uso em veículos terrestres.

Inspirando-se na cota de malha usada como proteção por soldados na era medieval, a NASA e a Goodyear criaram este pneu sem ar, cuja estrutura é feita de nitinol, uma liga de níquel e titânio. Esta liga tem capacidade de memória, ou seja, regressa à sua forma original mesmo depois de sofrer extrema pressão, resistindo a deformação permanente durante um considerável período de tempo.

Isto torna este pneu ideal para atravessar terrenos com obstáculos geológicos, como a superfície de Marte, que poderiam causar furos em pneumáticos comuns. O Pneu Superelástico também poderia ser usado na Terra em veículos todo-o-terreno, tanto em aplicações militares como de emergência, mas também em todo o tipo de veículos civis que necessite de atravessar terrenos complicados.