M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A navegação por GPS está presente em quase todos os automóveis, seja instalada diretamente no carro, em aparelhos externos conectáveis, ou mesmo via telemóvel. Não podemos passar sem esta tecnologia e contamos com ela para nos levar exatamente ao lugar que queremos, sem margem para erro. No entanto, no próximo sábado, dia 6 de abril, o GPS poderá não estar a funcionar bem para muitos utilizadores.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

6 de abril é o dia marcado para o “millennium bug” dos sistemas de navegação por GPS. O número da semana programado no sistema é lido através de um código binário de 10 dígitos, e o atual período, que começou a 22 de agosto de 1999, vai dar a volta para o 0000000000 no sábado. Isto significa que os modelos mais antigos de GPS poderão ter um problema a encontrar a data e pensar que ainda estão em 1980. Isso poderá impedir o sistema de navegação de encontrar a posição exata do carro, tornando esta função completamente inútil.

Isto afeta apenas sistemas mais antigos e não deverá interferir com modelos mais modernos que usam UTC (tempo universal coordenado). No entanto, para evitar problemas, e se tiver dúvidas quanto ao funcionamento do seu GPS, recomenda-se que os utilizadores de sistemas de navegação contactem o construtor do modelo instalado, para confirmar se está tudo nos conformes para o próximo passado, ou se necessitam de fazer alguma atualização ao sistema. Também poderá testar sozinho se o seu sistema está preparado, com o programa LabSat GPS Rollover Scenario, disponível no site da LabSat.