Nissan cria bancos que medem desidratação através do suor

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nissan vai disponibilizar um novo sistema de segurança que pretende diminuir o risco de acidente ao volante. Dependendo da duração da viagem e da hora do dia, ou altura do ano, em que esta tem lugar, vários elementos podem contribuir para o cansaço do condutor, traduzindo-se na perda de concentração. A desidratação é um desses elementos, e a marca japonesa já testou um sistema que deteta um condutor desidratado através do suor.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Trabalhando em conjunto com a Droog, uma empresa holandesa, a Nissan desenvolveu um tecido que reage ao suor emitido pelo condutor, mudando de cor conforme a quantidade de suor aumenta, passando de azul para amarelo quando o condutor está desidratado. Este tecido vai ser usado no banco do condutor e como revestimento do volante. Embora recupere a cor original, um benefício inesperado é que o condutor vai preocupar-se mais com a limpeza.

A criação deste material, chamado SOAK, é motivado por uma investigação da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, demonstrando que um condutor desidratado tem a mesma capacidade de concentração de alguém com uma taxa de alcoolemia de 0,8. O tecido não é infalível, pois só nota quando um condutor vai perdendo fluidos, não levando em conta se o condutor já estava desidratado de antemão.