Vários automóveis estão equipados com funções que são compatíveis com os sistemas operativos de smartphones como o Apple CarPlay dos iPhones e o Android Auto da Google. Agora, a Huawei junta-se à guerra da compatibilidade de comunicações com o OceanConnect IoT, instalado em veículos do Grupo PSA, como Peugeot e Citroën. O primeiro veículo a demonstrar este sistema é o DS 7 Crossback, que vai estar em exposição no Salão de Hannover, na Alemanha, em maio.

A Huawei incluiu no OceanConnect navegação ligada à internet local, reconhecimento de voz e um portal de informações, que inclui o estado da manutenção do veículo, e o historial de todas as viagens e o estilo de condução utilizado. Estas informações também vão estar disponíveis através no smartphone do condutor.

O sistema de conectividade também vai poder ter atualizações remotas regulares, como os mapas do sistema de navegação. Vai incluir ainda um “assistente pessoal” do condutor, além controlo remoto dos sistemas das funções de diagnóstico e manutenção, que vai ser ideal para operadores de frota, aluguer de veículo e serviços de partilha de veículos.