M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Apple patenteou um novo sistema de assistência à condução, com o objetivo de reduzir os acidentes enquanto pessoas ao volante e carros autónomos tiverem que partilhar a estrada. Este sistema baseia-se na ideia de que podemos observar os condutores dos outros carros para percebermos as suas intenções, e este sistema vai usar esta ideia como ponto de partida para avisar os condutores do movimento de carros autónomos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Muitos condutores ainda não se sentem confortáveis com a ideia de que vão ter que partilhar a estrada com veículos que não vão ter uma pessoa ao comando. A solução da Apple é usar mais que piscas para indicar uma mudança de direção, passando a usar o exterior do carro para avisar os outros condutores também de outras manobras, como estacionamento ou mudança de faixa.

O sistema também vai tirar proveito de a rota estar predefinida para acrescentar um indicador contando com os segundos até iniciar a manobra, ou a área para onde o carro autónomo se vai mover. A Apple também está a antecipar a possibilidade de enviar outros avisos de trânsito aos condutores nas imediações, como informar o condutor que vier atrás de um carro autónomo da existência de obstáculos na estrada, da presença de passageiros numa passadeira ou da aproximação a um sinal vermelho ou engarrafamento.

Este sistema de aviso das intenções de carros autónomos vem juntar-se a outros que a Apple patenteou recentemente, incluindo a adaptação da condução do carro autónomo ao estado de espírito do passageiro e a instalação de comandos com reconhecimento dos gestos das pessoas no interior do carro.