M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Qual é a viagem mais longa que se pode fazer? O objeto construído por humanos que chegou mais longe é a sonda Voyager 1, que há muito passou a órbita do planeta Neptuno e deixou a heliosfera, entrando no espaço interestelar. Não é possível medir se objetos como asteroides ou cometas deixam o Sistema Solar em direção a outras estrelas. Mas já foi possível confirmar a entrada no Sistema Solar de um objeto estranho, um asteroide oriundo da estrela Vega, a 25 anos-luz de distância, tornando-se o objeto que fez a viagem mais longe pelo Universo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O objeto foi batizado Oumuamua (batedor, em havaiano) e tem a designação oficial 1I, ou seja, é o primeiro objeto interestelar identificado pela União Astronómica Internacional. O asteroide obrigou todos os astrónomos do planeta a fazer horas extraordinárias, pois só foi detetado depois de ter dado a volta ao sol e iniciado a sua trajetória para sair do sistema. Foi confirmado pelas variações de brilho que o Oumuamua tem à volta de 400 metros de comprimento, cor vermelha, pouco pó e água, e deverá ser primariamente rochoso ou metálico. Completa um movimento de rotação em sete horas e 20 minutos.

Os primeiros dados, como a sua forma, foram confirmados por dados observados nos telescópios Pan-STARRS e CFHT, no Havai. Foi depois observado no Chile pelo Very Large Telescope e pelo Gemini South, no Chile, onde foi possível confirmar a sua composição, dimensões e trajetória. Está agora a sair do Sistema Solar a uma velocidade de 26 quilómetros por segundo (93.600 km/h).